História do MPB

A idéia de recriar o Movimento Parlamentarista surgiu no seio da nossa Universidade Federal do RGS, pelos professores Manoel Luiz Leão, Luiz Carlos Rothmann e Aldo Campagnola no ano de 1998. Naquele ano, o Sr. Aldo Campagnola em nome do grupo, convidou um membro da família Pilla para participar do Movimento, porque o grupo desejava homenagear o grande líder de idéias da doutrina parlamentarista no Brasil, o saudoso político Dr. Raul Pilla!

Assim, em 15 de outubro de 1998 composta na Presidência pelo Eng. Nelson da Fonte Pilla ( sobrinho do Dr. Raul Pilla ) e como Primeiro realizou-se a primeira reunião para fundar o Movimento Parlamentarista Brasileiro, na nossa Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na sala denominada Plenarinho. Naquela ocasião, foram aprovados, por consenso, uma diretoria provisória Secretário o Sr. Aldo Campagnola e o Primeiro Tesoureiro, o Prof. Luiz Carlos Rothmann. Igualmente, foi apresentada a proposta da indicação do nome do Dr. Raul Pilla, como Patrono do Movimento, o Dr. Paulo Brossard de Souza Pinto como Presidente de Honra e o Dr. Jarbas Lima ex-deputado federal como coordenador político, fato que marcou a responsabilidade política do Movimento, homenageando esses ilustres homens públicos que engrandeceram a nossa política riograndense e nacional, como marco referencial para o Movimento Parlamentarista Brasileiro.

Como primeiro ato político analisou-se, naquela ocasião, o apoio a Proposta de Emenda à Constituição, a chamada PEC-20A no ano de 1995, que tramitava na Câmara Federal, de autoria do parlamentar Eduardo Jorge do PT-SP, a qual propunha a introdução do Parlamentarismo no Brasil sem casuísmos.

Quanto a organização do Movimento, foi aprovada a idéia da elaboração do estatuto da entidade, com características específicas, por exemplo, sem fins lucrativos e suprapartidário. Foi indicado e aprovado por unanimidade, o nome do sócio Dr. Fernando Bolzoni na missão de elaborar o estatuto da entidade, que foi submetido à assembléia geral para apreciação e após foi aprovado.

Desde então, o Movimento se reúne sempre na Assembléia Legislativa, sempre nas segundas segunda-feira de cada mês, ou por impedimento em data/hora ou local previamente divulgado,  à partir das 18 horas, aberto ao público, promovendo palestras com temas atuais da conjuntura nacional bem como tema específico sobre a doutrina parlamentarista.

Endereço Provisório: Rua Barão do Triunfo, 576/405 - Porto Alegre/RS Cep 90.130-101
Telefone: 51 3217.7603 / 51 8134.9781
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com