MPB reúne-se com o jurista Sebastião Ventura P. da Paixão JR

No dia 21 de maio, ocorreu uma reunião para troca de experiência com o advogado especializado em direito do estado - Sebastião Ventura Pereira da Paixão Jr, no seu aprazível escritório na capital gaúcha. O MPB esteve representado pelo seu Presidente Nelson Pilla e dos membros da diretoria Carlos Alberto Pilla e Vitor Dahm.

Na ocasião Nelson Pilla esclareceu que a promoção de ações permanentes do MPB, suscita o debate com a sociedade civil almejando aprimorar o nosso sistema político.

O MPB ao longo desses 15 anos, que comemoraremos no dia 15 de outubro próximo, observou que os atuais partidos políticos que orbitam no cenário político brasileiro, demonstram um total esvaziamento de ideias que favoreçam o aprimoramento da nossa democracia!

É lógico, afirma Nelson Pilla, que o MPB tem uma bandeira em busca incessante em substituir nosso presidencialismo de coalizão para uma forma de governo que seja responsável perante o Parlamento!

No entanto, não temos atingido a sensibilização da classe política por vários fatores!

Então, com o fracasso recente de uma reforma política que foi submetido no Parlamento, onde não foi aceito a proposta do relator Deputado Henrique Fontana, por exemplo, observa-se que os congressistas desta legislatura, não tem interesse em modificar a regra do jogo existente!

O MPB chegou à conclusão ao longo de reuniões com seus membros e palestrantes, que somente com uma campanha forte de uma Constituinte Exclusiva, será possível que a sociedade civil debata três temas: reforma do sistema político, reforma tributária e avaliação da nossa soberania federativa entre os Estados com a União!

No diálogo com o eminente advogado, foi identificada claramente a falta de sensibilização da classe política decorrente do fato de que os atuais políticos brasileiros não são sensíveis a grandes ideais. E, sem grande ideais, não há como debater grandes temas e implementar grandes atitudes. Infelizmente, com os quadros partidários que temos, não é fácil vislumbrar algo de positivo no curto prazo. E, sinceramente, citou nosso interlocutor - o que mais me entristece é que a juventude brasileira parece estar cada vez mais alheia aos destinos políticos da Nação.

Na reunião, um consenso identificado quando ao analisar o papel de nossos partidos políticos, verifica-se que as agremiações se tornaram verdadeiras empresas que trabalham em busca do poder, visando receitas e facilidades para seus membros, cada vez mais dissociados do seu real objetivo de representar os anseios e ideologias de seus eleitores. Logo é exíguo o espaço para a mudança política em um ambiente como este.

Ao final do encontro, o Adv. Sebastião Ventura Jr. aceitou o convite para ser o palestrante na assembleia do MPB do dia 10 de junho com o tema preliminar ? 25 anos da Constituição ? Conquistas e perspectivas.

Endereço: Rua Gomes de Freitas ,256/201 - Porto Alegre/RS. CEP 91380-000
Telefone: 51 3217.7603 / 51 98144.2288
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com