REUNIÃO DO MPB-SP COM A FRENTE PARLAMENTAR FRANCO MONTORO, TRAÇA RUMO NA DIVULGAÇÃO DO PARLAMENTARISMO NA ALESP
Por Divulgação do MPB
20/06/2017

Na tarde do dia 18 de junho, o Movimento Parlamentarista Brasileiro participou de uma reunião no gabinete do Deputado Estadual Davi Zaia - coordenador da Frente Parlamentar "Franco Montoro" em Apoio ao Parlamentarismo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na ocasião, o MPB foi representado pelo Bel. Ageu Rodrigues, atual membro do Conselho Deliberativo Nacional, e pelo Adv. Ronaldo Henrique Martins Firmino, nosso associado em São Paulo - SP.

A reunião, conduzida pelo Chefe de Gabinete do Dep. Zaia, Sr. Roberto Fukumaru, tratou da interlocução entre a Frente "Franco Montoro" e o MPB, à luz da dinâmica do processo eleitoral deste ano. Na ocasião, o Sr. Roberto esclareceu que, por conta do início das campanhas eleitorais, diversas obrigações parlamentares na ALESP sofreriam atrasos ou cancelamentos - inclusive os encontros promovidos pela Frente, no intuito de alimentar o debate e promover uma campanha de esclarecimento da população em geral sobre o tema parlamentarismo.

O Sr. Roberto ainda comunicou a disposição do Dep. Davi Zaia, que na ocasião encontrava-se em compromisso legislativo, por isso não pode se fazer presente -  em introduzir o assunto em sua campanha à reeleição ao legislativo estadual, na esteira de outros temas que procura defender em sua carreira política - segurança, educação, saúde, etc.

Indagado pelo Conselheiro Ageu Rodrigues, o Sr. Roberto disse que seria possível ainda neste ano organizar um encontro da Frente "Franco Montoro" na ALESP, à exemplo de outros eventos realizados no ano passado (os quais o MPB esteve presente), após o término das eleições - desde que o resultado do pleito se demonstrasse satisfatório (reeleição de seus membros e apoiadores), ante a dificuldade em garantir a presença e o apoio no evento de parlamentares que não venham ser reeleitos para a próxima legislatura.

Por fim, o Sr. Roberto indagou sobre a possibilidade do MPB oferecer eventual apoio político-institucional à candidatura do Dep. Zaia, no que foi esclarecido que o Movimento Parlamentarista Brasileiro é uma organização apartidária, que busca diálogo e tratativas com todos os agentes políticos que defendem e promovem o debate parlamentarista, independentemente da legenda a qual pertença - razão principal pelo qual seria inviável apoiar institucionalmente a candidatura do referido parlamentar, em que pese todo o apoio que vem dando no sentido de discutir o parlamentarismo na casa legislativa do mais importante Estado da Federação, sob pena de comprometer a boa relação que o MPB possui com defensores do parlamentarismo em outras legendas.

O Sr. Roberto compreendeu as razões elencadas, concordando com o ponto de vista expressado e a posição institucional do MPB, mantendo inalterada a posição do Dep. Davi Zaia em continuar empreendendo esforços para promover o debate parlamentarista, contando para isso com o apoio que o Movimento vem dando, desde o lançamento da Frente "Franco Montoro".

O encontro faz parte das atividades de aproximação do MPB as várias iniciativas que visem divulgar as superiores qualidades do sistema parlamentarista de governo. Em 2019, haverá um incremento dessas atuações, pois o estágio de descrença nas instituições políticas chegou a uma situação insuportável.

Endereço: Rua Gomes de Freitas ,256/201 - Porto Alegre/RS. CEP 91380-000
Telefone: 51 3217.7603 / 51 98144.2288
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com