A Reunião do MPB de Abril excepcionalmente em nova data e horário. Será no dia 19 de abril - quinta feira às 18:00 hs. O palestrante é o Dep. Est. João Reinelli.

 

Título da palesta: Vamos fazer um Rio Grande Resiliente 

 Palestrante: Dep. Estadual João Reinelli 

 Local: ALERGS - Sala Adão Pretto, Espaço da Convergência, andar térrreo

 Dia: 19 de abril de 2018  - QUINTA FEIRA, 18:00 hs

  

SINOPSE DA PALESTRA

 No planejamento de uma cidade, tendo em vista aspectos como infraestrutura e crescimento, é preciso considerar os impactos que podem afetar o meio urbano. Para isso, o projeto de lei "Rio Grande Resiliente", elaborado a partir das conclusões de uma Comissão Especial formada por deputados de todas as bancadas da Assembleia Legislativa,  propõe que as cidades gaúchas formem comitês locais, que tenham a participação de segmentos da sociedade e do poder público para que, juntos, apontem as vulnerabilidades e os riscos que correm, elaborando estratégias locais de resiliência , planejando e executando ações preventivas para enfrentar problemas como tensões, choques e transformações constantes, com o objetivo de  melhorar a qualidade de vida das comunidades e torná-las mais fortes e preparadas para enfrentar os desafios.  A proposta prevê essencialmente a colaboração de cidadãos, entidades públicas e privadas.

 A apresentação:

       O conceito de resiliência

  • Histórico da proposta
  • Formação das redes locais de resiliência
  • Os benefícios para os municípios   

 Curriculum do Palestrante 

 Carreira dedicada à saúde e às causas ambientais

          O médico de família João Reinelli, um parlamentarista convicto,  é responsável por representar a Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul na Assembleia Legislativa. Carregando a bandeira do desenvolvimento sustentável, Reinelli chegou ao Parlamento Gaúcho para preencher um vazio de quase 40 anos da sua região, que desde 1976 não elegia um representante ao Legislativo Estadual.

       Descendente de imigrantes italianos, Reinelli nasceu em 18 de julho de 1974, filho de Venicio Jairo Reinelli e de Suili Edith Reinelli e irmão de José Antônio e Vinício. Em 2013 casou-se com a engenheira metalúrgica Mariana Tagliari.

          Formado em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no ano de 2002, iniciou e dedicou sua carreira ao atendimento nas unidades básicas de saúde de Nova Prata, São Jorge, Protásio Alves e André da Rocha. Este trabalho aproximou Reinelli da comunidade e o levou a perceber as principais necessidades da população. Prestou serviço militar ao Sexto Batalhão de Comunicação de Bento Gonçalves, em 2003, como tenente.

        Identificado com as causas ambientais, filiou-se ao Partido Verde (PV). Em 2012 foi eleito vereador em Nova Prata e presidiu a Câmara Municipal em 2014. No mesmo ano concorreu ao cargo de deputado estadual, sendo eleito o primeiro representante do PV no Parlamento Estadual. Eleito com 9.098 votos, sendo 6.346 em sua cidade natal e o restante em mais de 100 cidades, Reinelli divide esta conquista com a população de sua terra, que ganhou com a maior representatividade Estadual.

        Em 2015, através de uma proposição do deputado, o Congresso Florestal de Nova Prata foi incluído no Calendário Oficial do Estado. Reinelli também foi autor da legislação que deu à ERS 355 o nome do ex-prefeito de Veranópolis Nadyr Peruffo.

       Reinelli é o proponente da Comissão Especial do Rio Grande Resiliente, espaço para debater e propor ações preventivas em diferentes áreas, transformando as cidades e o Estado em lugares sustentáveis e eficientes. "É fundamental que os governos locais e a comunidade unam esforços, integrem todos os setores da sociedade e desenvolvam soluções inovadoras que engajem suas cidades na redução das vulnerabilidades", defende o deputado.

       Entre o exercício da medicina e a defesa de causas ambientais, Reinelli estabelece um paralelo que demonstra sua preocupação com o presente e o futuro. "Precisamos pensar em como vamos viver daqui alguns anos nas cidades e, para isso, é necessário avaliarmos nossas atitudes", destaca o parlamentar,

 

Endereço: Rua Gomes de Freitas ,256/201 - Porto Alegre/RS. CEP 91380-000
Telefone: 51 3217.7603 / 51 98144.2288
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com