Aos quatorze dias do mês de dezembro de dois mil e dezessete, no horário das 18:30 hs, na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa do RGS, reuniram-se os membros do Conselho Administrativo, do Conselho de Ética e membros do Gabinete Executivo Nacional do MPB, e sob a presidência Dr. Vinícius Marques Boeira, realizaram a reunião administrativa extraordinária prevista no artigo 12º do Estatuto do MPB. Os presentes, membros da Administração do MPB, assinaram a lista de presença que ficará arquivada na Secretaria do Movimento. Dado início da reunião o presidente fez um relato das atividades da atual gestão nos anos de 2016 e 2017. Foi feito uma homenagem e agradecimento ao Associado e membro da atual Administração - Luiz Carlos Pohlmann Corrêa que com sua doação pecunária, viabilizou a filmagem do Jantar de aniversário do MPB - 2017. Em seguimento, os seguintes pontos foram destacados pelo presidente e que resumem a pauta da reunião que será debatido e encaminhado soluções: - Necessidade de efetuar os registros das atas das eleições à cargos no MPB no Serviço Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Porto Alegre, conforme será explanado ao longo da reunião; Com a Criação do Cerificado de palestrantes no MPB, o presidente Boeira enumerou todos os palestrantes e temas do período 2016 - 2017, período do mandato da atual administração, que receberão o Certificado. Tal lista ficará disponibilizada no Site do MPB. Mesmo com a escassez de recursos, o presidente Boeira salientou que os calendários de palestras nesses dois anos foram mantidos. Nesse período, o MPB conquistou espaço semanal na mídia local, onde os membros convidados nas Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, TV Pampa, TV Urbana, TVE, TV canal Bah, onde o tema parlamentarismo é o enfoque que é defendido. Na continuidade da reunião foram ouvidos os membros da administração, iniciando pelo Dr. Victor Faccioni que destacou a importância da existência do MPB, que mesmo sendo uma gota da água no oceano que é a política. Lembrou ser importante que nas eleições de 2018 sejam identificados os candidatos que se afinam com o sistema parlamentarista e o MPB dar seu apoio formal do projeto parlamentarista de cada candidato. O Conselheiro Vitor Dahm fez uma digressão sobre o período posterior à criação do MPB em 1998, com um número grande de membros qualificados que dava um dinamismo e resultando numa participação qualificada do MPB na política. Infelizmente, listando alguns nomes de antigas administrações, tivemos inúmeras baixas por falecimento, e que mesmo substituídos pelo ingresso de novos membros, é insuficiente ante o tamanho de solicitação que o MPB esta submetido. Em seguimento, manifestou o Secretário de Logística Elomar Jorge Boneberger, relatando sua participação, de dois eventos políticos do PMDB representando o MPB, sendo no último conjuntamente com a Conselheira Fiscal Rosemarie Stein e Secretária Vera Conz, com a palestra do Dr. Nelson Jobim no dia 11 de dezembro de 2017. Na ocasião, Jobim manifestou a defesa do parlamentarismo como uma forma de governo que poderia evitar as repetitivas crises de governabilidade. O Presidente Boeira lembrou os vários encontros da Administração do MPB com lideranças partidárias para apresentar nosso Movimento e ao mesmo tempo procurar viabilizar a criação de Frentes parlamentares na ALERGS e municípios. Citou o contato com o Jornalista/ Advogado/ Economista Adão Dornelles Faraco, sob auspício do PMDB, onde pode dialogar com ele sobre nosso Movimento, e ele por sua vez propôs criar uma Representação na cidade do Alegrete -RS, onde reside, algo que iremos concentrar esforços para viabilizar no início de 2018. O Presidente Boeira Informou que recebeu em nome do MPB na ocasião, um livro - Por Uma Reforma Política Consistente de autoria de Adão Dornelles Faraco, que após lê-lo irá dar o devido retorno opinativo como sugerido pelo escritor. Posteriormente, com autorização do autor, será colocado na biblioteca eletrônica do site do MPB. Seguindo a Pauta da reunião, foram disponibilizados para alguns membros da diretoria os Certificados para serem entregues pessoalmente aos palestrantes enumerados no início da reunião. Na ocasião, por estar presente na reunião, recebeu o Certificado o Dr. Victor Faccioni pela palestra proferida em abril de 2017. A entrega dos Certificados ficarão registrados por uma fotografia e colocadas num galeria exclusiva no Site do MPB. Seguiu-se uma orientação com o fito de nivelamento aos presentes da forma como é preparada uma palestra nas reuniões mensais, desde a escolha do palestrante, o convite e a preparação para divulgação nas redes sociais e site do MPB, e envio de convites aos associados. A término da palestra, ocorre a entrega do Certificado e registro fotográfico. O encontro é registrado em ata que permite a devida divulgação no site, para o conhecimento público. O próximo item foi um debate sobre a Sistemática de inscrição de novos sócios pelo site. Várias dúvidas foram dirimidas aos presentes, uma delas é a necessidade de ser sócio para assumir cargos na administração do MPB, conforme art. 22 do Estatuto do MPB. Ao receber a inscrição pelo site, será cientificado ao proponente. O pós-preenchimento será processado pela secretaria do MPB e tão logo homologado em reunião de diretoria, registrado em ata, será comunicado ao interessado. Existe uma dúvida ainda não regulamentada quanto à cobrança de um valor para os sócios contribuintes. Os valores serão avaliados para as atividades mínimas que sempre existem e que atualmente é custeada em forma de doação por alguns associados. Tal tema será retomado após o registros das atas de posse no Órgão Oficial Público. Novo item - Homologação da criação da Representação do MPB na cidade de São Paulo, que passa a existir formalmente, com a aprovação da proposta pelos dirigentes presentes e o registro em ata nessa reunião Administrativa. Registrado o recebimento da Ficha de Inscrição no MPB de Ageu Avelino Rodrigues Júnior, que teve seu nome homologado e passa a ser Sócio na modalidade Contribuinte do MPB. Em ato contínuo foi designado em caráter oficial como Representante do MPB na cidade de São Paulo-SP, de acordo com o art. 29 dos Estatutos do MPB. Registre-se, também, a Aprovação nessa Reunião Administrativa, da regularização como associados do MPB na modalidade Contribuinte de Sueleide Vargas e de Elomar Jorge Boneberger na modalidade Colaborador. Aprovado a Proposta de criação da Frente Parlamentar em defesa do parlamentarismo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Tal Frente será organizada pelo Vereador João Carlos Nedel e fica designado como representante do MPB para acompanhar o andamento da criação, o Secretário Elomar Jorge Boneberger. O nome sugerido para essa Frente, e encaminhada para a Câmara de Vereadores, é de Frente Parlamentar Raul Pilla, sendo referendado nessa Reunião Administrativa. Até a data dessa reunião ainda não tinha sido protocolado a criação da Frente Parlamentar no âmbito da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Como item de final de pauta, foi analisado a sistemática para registrar as atas de posse de diretorias anteriores e atualização do Estatuto de acordo com o novo CCB. Para o resgate e adequação das atas no formato exigidos para registro em Cartório, ficou designado o Conselheiro Nelson Pilla e o Presidente Vinicius Boeira, sendo que o resgaste nos arquivos dos nomes que constavam nas diversas gestões fica sob responsabilidade do Conselheiro Vitor Dahm. Em assuntos gerais foi lembrado que a eleição para os cargos na Administração do MPB será em Abril de 2018, orientações será feitas na primeira reunião anterior a eleição. O Secretário Jorge Boneberger propôs a inscrição do Brigadeiro Raul Dias no MPB. Foi orientado que preencha a ficha de inscrição no site, como primeiro passo. As reuniões nas salas da ALERGS em 2018 será um dos primeiros passos a ser negociada com a mesa diretora da Assembleia, com a cedência do espaço. Tão logo o novo presidente da Assembleia Legislativa tomar posse, a Secretária Vera Conz gestionará a cedência mensal de uso da sala em nome do MPB. Esgotado os temas propostos para essa reunião, foi encerrada às 20:45 hs. O registro nessa ata foi feito por mim, Vera Conz secretária designada.