O Andamento da criação da Frente em defesa e divulgação do parlamentarismo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

No dia 22/03/2018, o MPB representado pela Secretária da Mulher Parlamentarista - Vera Conz, reuniu, no gabinete do Vereador João Carlos Nedel, com o Assessor parlamentar José Célia.

Na ocasião, foi informada que foi aprovado o encaminhamento para a criação da Frente Parlamentar na Câmara de Vereadores e o prazo para oficialização é de até dois meses - meados de junho.

O plano é fazer um projeto, contanto com o apoio do MPB, que após aprovação oficial, será fixada uma data para o lançamento sendo que a reserva do local e confecção de convites  é todo feito pela Câmara de Vereadores .

A Frente Parlamentar seguirá o protocolo com a criação de uma Comissão de vereadores, tendo como função gerar apoio junto a sociedade, poder legislativo da Câmara e Estadual, e outros trazendo pessoas para debates..

A Frente Parlamentar funcionará por um ano havendo reeleição. Será composta preliminarmente de um presidente , um vice-presidente e demais membros vereadores.

Após aprovado o projeto de criação da Frente Parlamentar na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o lançamento deverá ser amplamente divulgado, com convites enviados para Entidades representativas de classes, universidades e a sociedade em geral. 

 

Relembrando os primeiros passos de como surgiu a proposta de criação Frente em defesa e divulgação do parlamentarismo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre   :

No dia 28 de novembro de 2017, o Vereador João Carlos Cavalheiro Nedel, recebeu em seu gabinete a direção do Movimento Parlamentarista Brasileiro - MPB, representado pelo Conselheiro Eng. Nelson da Fonte Pilla, Presidente Dr. Vinicius Marques Boeira e pelo Secretário de Logística Elomar Jorge Boneberger.

Na ocasião foi apresentado o esforço que o MPB tem feito nesses 19 anos de existência para manter ativo o debate sobre o sistema parlamentarista de governo, entendendo que em algum momento será reconhecido como sendo o que mais viabilizará a estabilidade política e desenvolvimento do Brasil. E as sucessivas crises do do modelo presidencialista vigente, mostra que poderemos estar chegando esse momento.

Ao final do encontro, foi oferecido e aceito pelo ilustre vereador, ser o protagonista para a criação de uma Frente Parlamentar do Movimento Parlamentarista junto a Câmara de Veradores de Porto Alegre.

Pelo fato de estar muito envolvido com outra Frente em andamento na casa, a de turismo, ele dará todo o apoio necessário para sua viabilização na casa em 2018, e para isso o MPB designará um representante para acompanhar e fazer as gestões necessárias para a formação da Frente em defesa e divulgação do parlamentarismo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Na ocasião o Vereador Nedel, lembrou ser a Rádio Câmara e a TV Câmara canais que estando a disposição dos vereadores, poderá ser utilizada para a difusão do tema parlamentarismo, e tem de antemão seu apoio.

 

 

Endereço: Rua Gomes de Freitas ,256/201 - Porto Alegre/RS. CEP 91380-000
Telefone: 51 3217.7603 / 51 98144.2288
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com