Direção do MPB reúne com Dep. Gabriel Souza - Líder partidário do PMDB, para propor criação da Frente parlamentarista na ALERGS.

 

O MPB foi recebido no dia 18 de outubro, à tarde, no gabinete do Deputado Gabriel Souza, líder partidário do PMDB na ALERGS e do Governo Sartori, para tratar da formação de uma Frente Parlamentarista na Assembleia Legislativa Estado do Rio Grande do Sul.

Estavam presentes o presidente do MPB, Dr. Vinicius Boeira acompanhado pelo Eng. Nelson da Fonte Pilla, membro do Conselho Deliberativo e a Sra. Vera Conz da atual Diretoria representando o Departamento da Mulher Parlamentarista.

Nosso presidente enalteceu o esforço do MPB nesta caminhada de 19 anos, na busca incessante do aperfeiçoamento de nosso sistema político vigente no Brasil.

Abordou a frente parlamentarista hoje existente no Congresso Nacional com adesão de 300 parlamentares denominada Frente Parlamentarista Franco Montoro, em homenagem aquele homem público, que sempre defendeu o parlamentarismo, que exerceu cargo como Ministro do Trabalho no gabinete parlamentarista do governo João Goulart.

Da mesma forma, foi comentado, que recentemente na Assembleia de SP, sob a liderança do Dep. David Zaia, foi criado uma Frente Parlamentarista na Assembleia de SP, em apoio ao parlamentarismo em homenagem ao Franco Montoro.

Após relatar esses fatos, nosso presidente pediu apoio para o Dep. Gabriel Souza em  tomar a iniciativa de propor para  sua bancada do PMDB,  a avaliação de  nosso pleito, em criar uma frente parlamentarista na Assembleia Legislativa do Estado do Rio grande do Sul .

O dep. declarou suas convicções parlamentaristas, e foi lembrado nesta ocasião, que historicamente o Rio Grande do Sul já foi parlamentarista por 10 dias, quando da instalação da Constituinte de 1947. Naquela ocasião, o governador Walter Jobim do PSD, entrou com ação de inconstitucionalidade no Supremo, alegando ter sido eleito pelo sistema presidencialista, cassando por liminar a decisão da Constituinte Estadual naquela época.

Ao concluir a reunião, o deputado aceitou a ideia de propor na próxima terça feira, dia 24/10 na reunião de bancada do PMDB, nosso pleito de criar uma frente parlamentarista na Assembleia do RGS.

O MPB, segue com o compromisso de dialogar com outros partidos políticos com representatividade na nossa Assembleia do RGS para levar adiante desta frente.

 

Endereço Provisório: Rua Barão do Triunfo, 576/405 - Porto Alegre/RS Cep 90.130-101
Telefone: 51 3217.7603 / 51 8134.9781
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com