COMEMORAÇÃO: 19 ANOS DE FUNDAÇÃO DO MPB

            Neste dia 15 de outubro de 2017, estamos comemorando 19 anos de fundação do nosso movimento, iniciativa de um grupo de cidadãos brasileiros, preocupados naquele encontro no ano de 1998, com a falta de ética dos costumes políticos e a prometida reforma política do presidente Fernando Henrique Cardoso, que não avançava no Parlamento.

            Naquele ambiente político nacional, com a recente reeleição de Fernando Henrique Cardoso e com a renovação da nova Legislatura Federal  51ª, o deputado federal Franco Montoro- PSDB-SP, tomava a iniciativa de encaminhar à mesa da Presidência da Câmara Federal, o pedido de desarquivamento da proposta de emenda constitucional  PEC-20-A, para retornar a ser discutido no Plenário, como bandeira de reforma política, implantando o parlamentarismo no Brasil !

            É nesse cenário da política brasileira, que surge a ideia da recriação do movimento parlamentarista, iniciativa de um grupo de intelectuais e de professores aposentados da UFRGS. Prestam uma justa homenagem ao grande líder parlamentarista e indicam o Dr. Raul Pilla como patrono deste movimento!

            É justo neste momento, prestarmos uma homenagem aos fundadores deste movimento, que comungavam como causa comum, a ideia de avançarmos na direção de resolvermos os problemas de política pública, adotando o parlamentarismo, aperfeiçoando assim, nosso sistema político, em benefício da sociedade brasileira.

            Nesse grupo de idealizadores, destacaram-se republicanos e monarquistas, que deram exemplos, que acima de suas ideologias, estava um bem comum maior: a virtude do parlamentarismo, como forma de governo mais estável, para manter a governabilidade e a representatividade dos eleitos.

            Assim, com esse espírito de patriotismo, o MPB manteve-se unido e coeso em prol dos seus objetivos estatutários:

1.Estudar e promover o sistema parlamentar de governo, buscando influenciar a opinião pública e o Congresso Nacional no sentido de sua adoção;

2.Congregar os adeptos e simpatizantes do sistema parlamentar de governo;

3.Editar obras doutrinárias, publicações periódicas e material de propaganda;

4.Patrocinar eventos para a divulgação da doutrina parlamentarista;

5.Promover o intercâmbio entre instituições congêneres, brasileiras e estrangeiras que, nos termos das leis pátrias, tenham interesse em colaborar para o triunfo da causa parlamentarista do Brasil.

            Nessa justa homenagem aos fundadores, que foram : Dr. Aécio Beltrão ( médico ), Sr. Alberto Pilla ( engenheiro ), Sr. Aldo B. Campagnola ( profissional de relações públicas ),Sr. Carlos Felipe Matte ( prof. de bioquímica), Dr. Fernando Bolzoni ( advogado ), Sr. Luiz Carlos Rothmann (prof. universitário aposentado ), Sr. Nelson da Fonte Pilla ( engenheiro ),Sr. Manoel Luiz Leão ( prof. universitário aposentado ), Dr. Thiago Sarmento Leite ( advogado ).

            Hoje lideram nosso movimento, o  Dr. Vinicius Marques Boeira, presidente nacional do MPB e o Eng. Vitor Dahm, presidente do Conselho Deliberativo, que conduzem com galhardia os destinos de nossa agremiação, com muita dedicação, mantendo acesa a esperança de triunfarmos nesta caminhada árdua, porém altruísta, na busca incessante de mudança de nossos costumes políticos, na busca da verdade e da liberdade de consciência na escolha de nossos representantes, que quando perderem nossa confiança, podermos destituí-los sem traumas do presidencialismo.

Viva os 19 anos de nossa luta e coragem para mudar: PARLAMENTARISMO  JÁ

           

              

 

 

 

 

 

Endereço Provisório: Rua Barão do Triunfo, 576/405 - Porto Alegre/RS Cep 90.130-101
Telefone: 51 3217.7603 / 51 8134.9781
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com