Reunião com a presidência do PP-RS dá prosseguimento ao diálogo do MPB com os partidos

 

No dia 21 de agosto o MPB participou de uma segunda reunião com o presidente do PP-RS - Partido Progressista, Celso Bernardi na sede da Praça da Matriz em Porto Alegre.

Estiveram reunidos com o Presidente Celso Bernardi  os Conselheiros Nelson Pilla,  Estanislau W. Wasenkeski, Vitor Dahm, e o Secretário de Ação Política - Victor José Faccioni.

Na ocasião foram tratados de muitos temas na área política, entre eles a situação dos partidos nesse momento de reformas políticas e eleitorais  em andamento e a ótica do partido visitado quanto os rumos das eleições para 2018. Notou-se a preocupação do PP, o que por extensão também se verifica nos demais partidos, sobre o impacto dos escândalos que estão aflorando com a Operação Lava Jato e a consequência nos pleito do ano que vem. Muitos partidos estão, inclusive mudando suas siglas, como é o caso do PMDB e o próprio PP que poderá ter a nova denominação alterada para somente Progressista.

Citou, também, que uma das grandes preocupações de seu partido é a falta de interesse da juventude participar de agremiações políticas, e disputar cargos nos seus quadros e votos nas contendas eleitorais.

A mulher tem representação no Partido Progressista, mas o PP tem dificuldades de ter nos seus quadros mulheres que estejam em evidência para disputas nos pleitos federal.

Sobre a reforma política, percebeu-se que caso aprovado o Distritão, haverá uma redução significativa do número de candidatos a ser indicado pelos partidos para disputa, devido o sistema majoritário em discussão que favorecerá a eleição dos que tiverem o maior número de votos próprios acrescidos do rateio que for dado à sigla.  Outra consequência inevitável é que a maioria dos candidatos sejam os atuais detentores de cargos, reduzindo a renovação das representações nas Assembleias, Câmara e Senado.

Há uma grande preocupação em 2018 para o comportamento do eleitorado, que poderá concentrar seus votos como protesto de formas imprevisíveis, e isso obrigam os partidos a refazerem suas estratégias, com traçado de vários cenários.

O MPB apresentou sua posição sobre a retomada da discussão envolvendo o sistema parlamentarista de governo, que poderia neste momento ser usado para contornar a crise política que aponta para um impasse. Como resultado do modelo que defendemos, e são congruentes em muitos pontos com os objetivos do PP, o Presidente Celso Bernardi encaminhará a proposta do MPB à sua Executiva Estadual, para liderar na Assembleia do RGS a criação de uma frente parlamentar semelhante a Assembleia Legislativa de SP com a  Frente Parlamentarista Franco Montoro.  

Endereço Provisório: Rua Barão do Triunfo, 576/405 - Porto Alegre/RS Cep 90.130-101
Telefone: 51 3217.7603 / 51 8134.9781
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com