MPB dá o início ao diálogo político, reunindo-se com o Dep. Est. Tiago Simon

No dia 17 de maio de 2017, o MPB deu início a um processo decidido na reunião do Conselho do dia 09 de maio, que seria incrementar o diálogo com os deputados dos diversos partidos e dialogar sobre temas políticos e apresentar o papel do MPB na defesa do sistema parlamentarista de governo.

Neste primeiro encontro, foi realizada uma reunião como Dep. Estadual Tiago Simon, onde estiveram presentes, além do Sr. deputado, Vitor Dahm e Estanislau W. Wasenkeski do Conselho Deliberativo, Luiz Carlos Pohlmann do Conselho de Ética, e  Vinicius Marques Boeira Presidente Nacional do MPB.

Na ocasião foi apresentado o papel do MPB que prega a adoção do Parlamentarismo como sistema de governo e pedindo o apoio do Deputado Tiago no sentido de viabilizar alguma forma de difusão na Assembleia Legislativa do RS. Foi citado a criação da Frente Parlamentar Franco Montoro na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de SP)  e que se haveria espaço para a criação de alguma Comissão ou Frente Parlamentar na ALERGS (Assembléia Legislativa do RGS) que discutisse o tema parlamentarismo, até para fomentar o conhecimento de seus princípios e natural repercursão na mídia.

O Deputado Tiago disse que existem várias Comissões em andamento e a criação de uma com esse enfoque teria de ser previamente discutido internamente. Sente não ter espaço no momento. É um adepto da ideia parlamentarista, seguindo o mesmo pensamento de seu pai - Ex-Senador Pedro Simon, e entende que a melhor forma de dar algum impulso com repercursão, seria a realização de um evento de porte, onde fosse apresentado esse modelo de sistema governamental, e sua vantagem em relação ao presidencialismo, por separar a chefia do Estado do chefe de governo. Nas crises institucionais como ocorre com regularidade nos regimes presidencialistas, é que se vê o quanto de menos traumático são solucionadas. Tal possibilidade ficou de ser discutida posteriormente com grupos do MPB, para ver a forma prática de sua realização, já que ele como deputado tem certas facilidades na sua divulgação e uso de espaço.

Nessa ocasião ficou acertada uma palestra-reunião dos associados com o deputado, em data a ser confirmada em junho, para se discutir temas de reformas políticas e o papel do diálogo entre as pessoas para se obter uma melhoria do modelo atual.

Ao final, o MPB agradeceu a atenção por parte do Deputado Tiago, que por sua vez ficou satisfeito de ter recebido os membros do MPB em seu gabinete.

 

 
Registro fotográfico : Evandro Oliveira
Repórter-fotográfico
Gabinete do Deputado Estadual Tiago Simon
Endereço Provisório: Rua Barão do Triunfo, 576/405 - Porto Alegre/RS Cep 90.130-101
Telefone: 51 3217.7603 / 51 8134.9781
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com