MPB reunem com o presidente do PMDB-RS - Alceu Moreira, dando andamento ao diálogo sobre temas políticos.
Essa é mais uma reunião que esta no calendário do MPB, em decisão emanada do Conselho Deliberativo e Reunião Plenária do dia 9 de maio de 2017.
Estiveram presentes, no dia 22 de maio na sede do PMDB em Porto Alegre, além do Dep. Fed. Alceu Moreira - Presidente da Executiva Estadual do PMDB, Vitor Dahm e Nelson da Fonte Pilla pelo Conselho Deliberativo do MPB, Luiz Carlos Pohlmann Corrêa pelo Conselho de Ética e Victor José Faccioni - Secretário de Ação Política do MPB.
Os participantes entenderam que o encontro foi produtivo pois o deputado é um parlamentarista convicto, como ele mesmo se declarou em diversas oportunidades.  Sobre a possiblidade de haver a introdução do tema do sistema parlamentarismo nas diversas propostas em andamento na Câmara, ele entende que não seja esse o momento de propor a discussão via Congresso, pois pelo clima que vive, tanto a Câmara como o Senado, sente não ter espaço para implantar alterações de algo para perdurar.
Sugere incrementar o trabalho de difusão da ideia parlamentarista via universidades, identificação de parlamentarista dentro de Câmaras de Vereadores e Assembléias legislativas, objetivando formar uma massa críitica e sua compreensão, multiplicando o entendimento das vantagens desse sistema como forma de moralizar e depurar a politica praticada no Brasil. Despertar o interesse é o desafio. Essa é sua sugestão nas etapas estratégicas.
Ele se propôs conversar com deputados e pessoas do PMDB que tem o mesmo alinhamento pelo parlamentarismo para uma discussão mais ampla no futuro. Disse que fazer discurso na  Câmara dos Deputados nesse momento defendendo o parlamentarismo é "atirar no pé ". Sugeriu que mantivéssemos contato com a UNALE - União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que reunem parlamentares em busca de objetivos comuns e para isso mantém diálogo com a sociedade em geral.
Defende a criação de uma Assembléia Constituinte exclusiva para reforma eleitoral e que seria dissolvida ao final e os membros não podem participar das eleições posteriores, uma quarentena. Mas entende ser assunto após as eleições de 2018.
 
Victor Faccioni defendeu a necessidade da implantação do Voto Distrital e explicou sobre o  modelo misto proposto por Milton Campos. O Deputado Alceu Moreira entende que o modelo alemão seria o que melhor se adequaria por aqui, e recebeu do Secretário Victor Faccioni uma cópia de um artigo de sua lavra, que descreve o modelo Milton Campos. Disse que a Reforma Política em estudo atualmente na Câmara dos Deputados, vai acabar centrado em terminar com a reeleição do executivo e algo sobre financiamento de campanha, pois os deputados receiam nesse momento aprovar algo que coloque em risco sua reeleição. Entende que, ao natural nas próximas eleições, pesquisas apontam em uma renovação de 70% dos cargos eleitos, por conta da situação de descrença popular pela política e políticos. Isso exige novas estratégias por parte dos partidos.
 
Ao final, disse que devemos ter nele um aliado que defende o parlamentarismo com convicção, e parabeniza o MPB pelo empenho na sua difusão e persistência na discussão, quando vivemos um tempo de aliamento generalizado sobre o tema, mantendo aberta sua porta para diálogos posteriores.
 
Crédito pela fotografia - Juliane Pimentel - Imprensa do PMDB-RS 
Endereço: Rua Gomes de Freitas ,256/201 - Porto Alegre/RS. CEP 91380-000
Telefone: 51 3217.7603 / 51 98144.2288
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com