COMEMORAÇÃO: 18 ANOS DE FUNDAÇÃO DO MPB

Nelson da Fonte Pilla (*)

 

             Neste dia 15 de outubro de 2016 estamos comemorando 18 anos de fundação do nosso movimento, iniciativa de um grupo de cidadãos, preocupados naquele encontro, com a ética e a prometida reforma política do presidente Fernando Henrique Cardoso, que não avançava!

            Nesse ambiente político nacional, com a recente reeleição de Fernando Henrique Cardoso e com a renovação da nova Legislatura Federal 51ª, o Deputado Federal Franco Montoro- PSDB-SP, tomava a iniciativa de encaminhar à mesa da Presidência da Câmara Federal, o pedido de desarquivamento da proposta de emenda constitucional  PEC-20-A, para retornar a ser discutido no Plenário, como bandeira de reforma política, implantando o parlamentarismo no Brasil !

            Lembrando que na Constituinte de 1988, a tendência era a aprovação do parlamentarismo, e por caprichos de ordem política daquele momento, o grupo parlamentarista liderado pelo deputado federal Mário Covas, não apoiavam a ideia da prorrogação do mandato do presidente Sr. José Sarney, ocasionando uma racha no plenário da Câmara.

            Por sua vez, o presidente José Sarney, toma iniciativa com sua base   retirando seu apoio na Constituinte em favor do parlamentarismo, fechando questão para garantir seu mandato, o apoio à aprovação do presidencialismo, como represália.

            Assim, neste contexto histórico, nosso grupo, simpatizantes da causa parlamentarista, reunia-se mensalmente, sempre na segunda segunda-feira de cada mês, na Assembleia Legislativa do RS, promovendo encontros e palestras, com professores constitucionalistas e políticos, para encorajar a Câmara Federal na aprovação da PEC-20A.

            Neste cenário, aprendemos na prática que: quem está no poder não reforma o poder!

            Assim, surgem novos debates no seio do MPB, como prosseguir com a ideia de atrair adeptos, já que a iniciativa dentro da classe política em apoiar a PEC 20A, estava novamente esvaziada, com falecimento de Franco Montoro.

            Surge nova liderança no seio do MPB com a eleição de nova Diretoria em 2016, liderado pelo Dr. Vinicius Boeira, inovando a atuação do Movimento, propondo novo enfoque, para atuar em defesa desta PEC 20A tornando pública sua divulgação no meio dos movimentos sociais, quando das manifestações de ruas !

            Obtivemos sucesso no encontro das ruas, divulgando nosso pensamento em prol de uma política ética e que representasse a sociedade civil, governo que seja responsável perante o Parlamento, com a máxima: governo bom permanece, governo ruim cai.

            Nossa caminhada é longa, CORAGEM PARA MUDAR: apoiamos a PEC 20A com parlamentarismo e voto distrital!

(*) Engenheiro Civil. Um dos Fundadores do MPB e seu primeiro presidente mantendo-se no posto até 2016. Atualmente é  membro do Conselho Deliberativo do Movimento.

 

Endereço: Rua Gomes de Freitas ,256/201 - Porto Alegre/RS. CEP 91380-000
Telefone: 51 3217.7603 / 51 98144.2288
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com