Ata da Reunião Plenária do MPB de 8 de agosto de 2016

No dia 08 de agosto de 2016, ás 18 hs, foi realizada a Reunião Plenária Ordinária do MPB, na Sala Salzano Vieira da Cunha, 3° andar da AL-RS, sob a coordenação do presidente Vinicius Boeira e com a presença de associados e convidados, registrados em formulário próprio que ficará arquivado na sede do MPB. Eu, Endrigo Vargas, fui designado para a redação desta ata.

 

O Presidente Vinicius Boeira, iniciou a reunião dando ciência aos membros de que não haveria gravação naquele dia pela ausência do responsável pelas filmagens, e que o Sr Vitor Dahm estava em viagem e não faria também as fotos como de costume, foi designado a mim também esta função. Iniciada a palestra ás 18:20 hs.

 Tema da palestra do Empreendedor Intelectual Adivo Paim Filho foi - Antecedentes e consequentes nas instituições políticas. O parlamentarismo como caminho estratégico da Pátria -. Foram abordadas questões históricas envolvendo a formação de Portugal e Espanha, acordos comerciais do período, a dinastia de Avis, que "a abertura dos portos afastou Portugal do Brasil via economia".

O palestrante mencionou que o "formato do Brasil é monárquico", que "éramos lembrados apenas para a cobrança de impostos", que "o Brasil na realidade nunca foi uma colônia de Portugal e sim um estado português, e portanto, Portugal juridicamente" ; que "portugueses eram excepcionais estrategistas com visão estratégica a frente do seu tempo", que "Portugal foi o 1° Estado europeu a criar um estado unificado de fato".

Sobre o período atual, "vivemos numa partidocracia, onde grupos de interesse estão preocupados pegar nacos do estado", que "vivemos uma crise de representação política nunca vista",  que "novo projeto Pátria Grande é oriundo da Universidade de México", que "a bandeira do MERCOSUL foi elevada ao status de símbolo nacional por um deputado do Paraná", que  "há semelhanças evidentes entre o petismo e o nazismo no que se refere a tomada das instituições de forma hegemônica", que " o Brasil possui diversas riquezas e que os países e grupos internacionais estão observando tudo o que se passa aqui", que "é adepto do voto distrital puro" , que "simpatiza com a ideia da politéia".

Ainda comentou "que os brasileiros são em sua maioria conservadores", que "propõe uma monarquia federativa ", que "observa aos movimentos desde 2013, cita os protestos deste período e sua tomada pelos grupos Passe Livre e Black Bloc, eleições 2014, e reinicio das manifestações em final de 2014, passando por  2015, e agora com a provável saída da presidente em 2016. A crise vai continuar visto que estamos assistindo e vivenciando na realidade é a queda da republica".

Encerrada a palestra, 19:30 hs Iniciada rodada de perguntas. Final do encontro ás 20:20 hs. Essa Ata será publicada no Site do MPB para conhecimento de todos os associados. A Reunião encerrou-se ás 20:40 hs.

Endereço: Rua Gomes de Freitas ,256/201 - Porto Alegre/RS. CEP 91380-000
Telefone: 51 3217.7603 / 51 98144.2288
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com