Ata da Reunião Plenária do dia 11 de abril de 2016

No dia 11 de abril de 2016, ás 18 hs, foi realizada a Reunião Plenária ordinária do MPB, na Sala Salzano Vieira da Cunha, terceiro andar da AL-RS, sob a coordenação do presidente Vinicius Boeira e com a presença de associados e convidados, registrados em formulário próprio que ficará arquivado na sede do MPB. Eu, Sueleide Vargas, fui designada para a redação desta ata.

O Presidente Vinicius Boeira, após análise do atual quadro político brasileiro (manifestações populares, votação do Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, cenário político, instabilidade das instituições, possibilidade de ruptura institucional), iniciou sua palestra que teve como tema principal - Os três modelo de parlamentarismo ( inglês, alemão e francês).

O ponto principal da palestra foi sobre a semelhança do modelo francês de parlamentarismo com o modelo proposto na PEC20A/95, e de como a PEC9/16 influência diretamente na função do "presidente" quanto a indicação do 1° Ministro.

Após a explanação, o sr. Victor Faccione mencionou sobre as vantagens do voto distrital misto, de como ele conduz a uma redução no número de partidos bem como a campanhas eleitorais mais baratas e com identificação dos candidatos com os eleitores.

Seguiu-se com perguntas.

Pequeno debate sobre o voto distrital misto  "modelo Milton Campos", e PEC 89/91

O Sr.Nelson Pilla sugeriu que um bom tema a ser abordado num novo encontro seria sobre o modelo parlamentarista português. Nomeação do 1° ministro.

Seguiram-se os debates finais entre os presentes, lembrado que no dia 17 de abril próximo haverá grande manifestação com participação de diversos membros destes movimento, Foi mencionado de forma positiva a importância da bandeira parlamentarista estar presente entre outros movimentos populares e na própria manifestação.

Essa Ata é publicada no Site do MPB para conhecimento de todos os associados. A Reunião encerrou-se ás 20:30 hs.

Endereço Provisório: Rua Barão do Triunfo, 576/405 - Porto Alegre/RS Cep 90.130-101
Telefone: 51 3217.7603 / 51 8134.9781
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com