ATA REUNIÃO PLENÁRIA Abril de 2013

No dia 22 de abril de 2013, foi instalada a 1ª reunião plenária do MPB de 2013, que iniciou às 18:00 na Sala Prof. Salzano Vieira da Cunha, 3º andar, com a presença de 8 (oito ) associados  e simpatizantes. Os trabalhos foram abertos pelo Presidente do MPB Nelson Pilla, que inicialmente leu a ordem do dia, iniciando com o tema do fracasso da Reforma Política no Brasil, e assuntos diversos sobre o momento político internacional.

De imediato, o presidente abriu os trabalhos falando sobre o fracasso da Reforma Política que deixou de ser aprovada na Câmara dos Deputados no mês de abril do corrente. Isto de certa forma já era esperado ? citou, considerando que dificilmente os deputados iriam votar algo que contraria os seus interesses pessoais futuro. Após assistir os debates na TV Câmara, pode perceber a decepção do Dep. Henrique Fontana relator da proposta - que já foi palestrante nas plenárias do MPB-; mas entendeu a resistência dos edis que não aceitarem a fixação das nominatas em listas fechadas.
O presidente lembrou que na palestra do Dr. Jair Soares em novembro de 2012, foi dito que a reforma só teria condições de avançar, se feita por uma Constituinte exclusiva, para contornar este aspecto de defesa de interesses políticos partidários, que parece ser um grande motivo de não avançar qualquer aprimoramento do atual sistema de representação política. 
O sistema político nacional esta de tal forma viciado, que por falta de espaço dentro dos próprios partidos, ou por desarticulação entre os próprios membros, acabam motivados a mudarem de sigla e, para contornar a legislação criada por eles mesmos, decidem criar um novo partido para abrigar o eleito sem a perda de mandato. Percebe-se uma falta de democracia dentro dos próprios partidos políticos, e mesmo constatando estes fatos, a reforma política estagnou e não tem perspectiva de avançar em 2013, muito menos no ano que vem  que será de disputa eleitoral.
Após o esgotamento do tema, foi disponibilizada a palavra aos presentes.
- O participante Pohlmann também concorda que a reforma debatida na Câmara dos Deputados tenha falhado, entendendo que os políticos tem receio de ficar excluídos de listas de candidatos, caso haja um protecionismo com indicação de nomes vindo de cima - dos caciques. Citou que existe uma forma flexível que poderia contorna este impasse e que vigora na Bélgica, procurando proteger o espaço das minorias.  
Ao término da assembleia, os seguintes assuntos foram aludidos:
- Eleições no Paraguai e Venezuela e possíveis desdobramentos na governança de seus países, considerando que os eleitos à presidente terão nos seus mandatos forte oposição política, considerando o resultado das urnas, prenunciando as típicas crises dos regimes presidencialistas.
- Foi comentado o caso da eleição do Presidente Giorgio Napolitano de 87 anos de idade, pelo Parlamento Italiano e as dificuldades econômicas que persiste na Europa, e que poderá levar a mudanças de Primeiros Ministros em outros países. Por serem regimes parlamentaristas, as reformas são realizadas sem os traumas, diferente de regimes presidencialista, ou seja, tudo gira na composição da maioria no Parlamento, em busca de um projeto aceito e que será o objetivo do novo eleito

.- Foi lembrado que em outubro deste ano, o MPB comemorará 15 anos de fundação e tal data deverá ser motivo de uma festividade a ser estudada e melhor encaminhada nas próximas reuniões.
Aos términos do trabalho, o associado Luiz Carlos Pohlmann apresentou e brindou aos presentes  o seu livro que esta em fase de pré-lançamento com o título PROCURANDO DEUS - Origem do Universo, do planeta e da vida.  Trata-se de uma obra de pesquisa feito pelo autor cotejando as citações da bíblia e da ciência sobre Deus, procurando racionalizar esta preocupação que se torna uma constante em nossos dias, onde o materialismo esta sufocando a fé. Na ocasião o autor pede um retorno dos que foram brindados com esta edição inicial, para enriquecer a aprimorar uma possível edição definitiva.
Nada de mais de especial a ser registrado, encerrou-se os trabalhos, lembrando à convocação da próxima reunião plenária para o dia 13 de maio, a ser ainda confirmado o local. Agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião ás 20 hs. Esta ata foi redigida por mim - Vitor Dahm, e estará a disposição para leitura no site do MPB

Endereço: Rua Gomes de Freitas ,256/201 - Porto Alegre/RS. CEP 91380-000
Telefone: 51 3217.7603 / 51 98144.2288
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com