Ata da reunião do MPB de 13 de maio de 2013

ATA DA REUNIÃO PLENÁRIA DE MAIO DE 2013

Dado o início da reunião plenária, o Presidente Nelson Pilla falou sobre o tema principal desta convocação que é a reforma política no Brasil. Citou o debate no programa de Televisão ? Conversas Cruzadas com Lazier Martins quando o presidente da CMN ? Confederação dos Municípios do Brasil Paulo Ziulkoski, posicionou-se claramente favorável sobre a realização de uma reforma da Constituição, através de uma Assembleia Constituinte exclusiva.

Muito se tem discutido em diversos programas de televisão sobre a necessidade de uma reforma política, porém parece que só os próprios deputados não tem interesse de viabilizar tais reformas necessárias. 

O presidente Nelson Pilla mostrou sua preocupação sobre os rumos que esta tomando os trabalhos da Comissão da Verdade, que em diversos momentos ao invés de registrar os fatos históricos, deram mostra de uma possível inquisição e acusações das partes convidadas a relatar sua participação nos eventos.

Vitor Dahm fez um resumo de fatos ocorridos em nível mundial nestes últimos 3 meses, com os países parlamentaristas como a Itália, França e Inglaterra, onde a crise econômica esta causando desemprego e dificuldades de toda a ordem. Provavelmente se ocorrer uma situação insustentável, haverá troca de governo, de uma forma ordeira que só é viável em sistemas parlamentaristas de governo. Caso estivesse em regime presidencialista, poderia estar em marcha uma crise institucional, pois o governo permaneceria no poder até o término do mandato.  

Ao finalizar os trabalhos e debates entre os participantes, ficou consensado que MPB deverá aliar-se a movimentos que desejam uma constituinte exclusiva.

Endereço: Rua Gomes de Freitas ,256/201 - Porto Alegre/RS. CEP 91380-000
Telefone: 51 3217.7603 / 51 98144.2288
E-mail: parlamentarismobrasil@gmail.com